Professor alocado em horário indisponível! E agora?

Tempo de leitura: 5 minutos

Calma! Isso não é um erro do PowerCubus! Professor alocado em horário indisponível tem um porquê! Continue lendo este artigo, entenda a razão e explore ainda mais os recursos do PowerCubus.

powercubus_professor_alocado_em_horario_indisponivel-1024x801

Este tem sido um questionamento recorrente entre nossos usuários. Em alguns casos, ao consultarem a grade horária otimizada pelo PowerCubus, constatam que professores foram alocados em horários configurados como indisponíveis. Veja na imagem a seguir, que a dashboard indica que a “Grade A” apresentou 5 alocações indesejadas e uma indisponível. A primeira reação é concluir que se trata de um bug do PowerCubus.

powercubus_dash-1024x647

Professor alocado em horário indisponível não é bug!

Cabe, portanto, uma explicação em que casos isso pode acontecer e o porquê disso. O PowerCubus permite que você configure as disponibilidades de horários em quatro entidades: turmas, locais de aulas, grupos de aulas e professores. Nas três primeiras entidades (turmas, locais e grupos de aulas), você precisa indicar se há disponibilidade ou não. O PowerCubus JAMAIS aloca aulas em horários indisponíveis para estas três entidades. Isso significa que se você indicar que a “Turma 23A” tem aulas apenas pela manhã, não há forma do PowerCubus alocar qualquer horário do turno da tarde.

Porém, no caso das disponibilidades dos professores, existem três possíveis indicações para cada horário:

  • Disponível (em verde)
  • Indesejado (em azul)
  • Indisponível (em vermelho)

powercubus_disponibilidade_professor

Talvez o que mereça uma explicação melhor é o “Indesejado”. Horário “indesejado” é aquele em que o professor está disponível, mas que não gostaria de lecionar. É um nível a mais de detalhamento, que você pode utilizar se desejar e que pode lhe ajudar a obter uma grade horária de melhor qualidade.

A partir da definição das disponibilidades dos professores nestes três níveis, é importante que você entenda qual é a lógica adotada pelo otimizador do PowerCubus.

Quando você dispara a otimização, você define quais objetivos devem ser considerados na construção da grade horária. Os objetivos são os atributos que permitem melhorar a qualidade da grade horária: número de janelas, atendimento a requisições de aulas duplas, número de dias de trabalho dos professores e afins (saiba mais sobre isso, consultando este artigo aqui).

Adicionalmente, você define, ainda, qual é a ordenação dos objetivos selecionados. Para se aprofundar nisso, você pode consultar este vídeo aqui.

Como funciona o OTIMIZADOR do PowerCubus

Mas, ao disparar a otimização da grade horária, o PowerCubus faz o seguinte:

  1. Apenas considerando as disponibilidades de horários – isto é, desprezando os objetivos – é construída uma grade horária possível. Logo, o PowerCubus tenta alocar as aulas em horários “disponíveis” dos professores.
  2. Conseguindo uma combinação que aloque todas as aulas apenas em horários em que os professores estejam disponíveis, o PowerCubus parte para a fase de melhoria da solução. Para isso, ele busca atender os objetivos indicados por você.

Porém, pode acontecer da sua grade horária, da forma que foi configurada, não ter uma combinação que atenda todos os requisitos indicados por você.

Suponha que a turma 23A tem 4 aulas de Língua Portuguesa com o Prof. Marcus e 4 aulas de Matemática com o Prof. João. Ora, se a turma 23A tem apenas 6 períodos de aulas por dia e ambos podem lecionar apenas na segunda-feira, não haverá OTIMIZADOR algum no planeta capaz de alocar os dois professores apenas em dias disponíveis para uma mesma turma. Claro, estamos pressupondo que a turma possa ter apenas uma aula por vez!

Este é um exemplo muito simples de entender. Mas há casos que são mais complexos em que 5 professores combinados em 5 turmas também não oferecem solução possível. Quando isso acontece, há apenas duas opções a fazer:

  1. Informar que a grade horária é insolucionável; ou
  2. Montar uma grade horária violando alguma indisponibilidade.

Aí é que entram os horários “indesejáveis”. Antes de usar os horários “indisponíveis”, o PowerCubus tenta usar os horários “indesejáveis”. Logo, o otimizador tenta montar a grade horária utilizando o menor número possível de horários indesejáveis. Porém, não obtendo sucesso, o PowerCubus utiliza, SIM, os horários “indisponíveis”.

Assim, o PowerCubus tenta montar a grade horária:

  1. Utilizando todos os horários “disponíveis”.
  2. Não obtendo êxito, utiliza o maior número de horários “disponíveis” e o menor número de horários “indesejados”.
  3. Se continuar não tendo êxito, utiliza o maior número de horários “disponíveis” e o menor número de horários “indesejados”, combinados como o menor número de horários “indisponíveis”.

Por que o PowerCubus faz isso?

O PowerCubus faz isso porque, ao oferecer uma grade horária com o menor número possível de violações de disponibilidade, é uma sugestão de que disponibilidade você pode tentar negociar e com qual professor. Você pode ficar tranquilo, pois, ao construir uma grade horária com horários indisponíveis, seguramente não há combinação possível que atenda todos os requisitos de disponibilidade que você informou. O algoritmo do PowerCubus é determinístico, isto é, 100% de certeza que não há solução possível.

Logo, a solução passa por você promover alguma alteração nas configurações para não ter Professor alocado em horário indisponível:

  • Alterar a disponibilidade de algum professor;
  • Alterar o professor de algum grupo de aulas (disciplina);
  • Alterar o número máximo de aulas diárias que um professor pode lecionar;
  • Alterar a disponibilidade dos locais de aula ou do grupo de aula.

Por mais que o PowerCubus seja uma excelente ferramenta de montagem de grades horárias, não há como prescindir da habilidade do usuário responsável por configurá-lo, muito menos da habilidade de negociar com cada professor possíveis flexibilizações de disponibilidades de horários.

Ficou com dúvidas sobre o assunto?

Use a área de comentários abaixo.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o com seus amigos.

Inscreva-se também em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

Comments

comments