Tempo de leitura: 3 minutos
Distribuir aulas de uma disciplina ao longo da semana é considerada uma boa prática na montagem de horários escolares. Afinal, aumenta o contato dos alunos com a matéria, o que favorece o aprendizado.
Por que distribuir aulas favorece o aprendizado dos alunos?
Como uma imagem fala mais do que muitas palavras, veja a imagem a seguir. Ela apresenta apenas as disciplinas de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT) alocadas em duas grades horárias diferentes:
Na primeira grade horária, a turma tem aula de Língua Portuguesa (LP) na segunda, terça e quarta-feira. Após três dias consecutivos de aula, os alunos dessa turma ficarão quatro dias sem um única aula desta matéria. A lição de casa, passada pelo professor na segunda ou terça-feira, dificilmente será exigida na aula subsequente. Afinal, os alunos teriam pouco tempo para desenvolvê-las. Logo, tudo tenderia a ficar para a próxima segunda-feira! Alunos que não têm o hábito de estudar em casa (e muitos não têm!) ficarão quatro longos dias sem contato algum o seu conteúdo.
O mesmo ocorre com a disciplina de Matemática (MAT) na primeira grade horária. As aulas estão alocadas na quarta, quinta e sexta-feira. Quatro longos dias separam as aulas da sexta-feira e a da próxima quarta-feira.
Porém, na segunda grade horária, pode-se observar que as duas disciplinas (Língua Portuguesa e Matemática) foram melhor distribuídas ao longo da semana. O maior intervalo de tempo sem aulas das duas disciplinas é de apenas dois dias – justamente o final de semana. Durante a semana, os alunos têm contato com o conteúdo das duas disciplinas em dias alternados. O professor tem melhores condições de propor tarefas para o aluno realizar em casa em todas as aulas, pois há um intervalo de dias que permite o aluno organizar melhor sua rotina de estudo.
Como distribuir aulas no PowerCubus
Ao cadastrar as aulas de uma disciplina de uma turma, você pode indicar se permite ou não aulas em dias consecutivos:
Se o campo “Permitir aulas em dias consecutivos” estiver desmarcado, o PowerCubus fará o possível para distribuir estas aulas ao longo da semana, evitando que sejam alocadas em dias consecutivos. Porém, se este campo estiver marcado, o PowerCubus não realizará qualquer esforço no sentido de distribuí-las.
Adicionalmente, você terá de indicar ao PowerCubus que alocar aulas em dias alternados é um dos objetivos desejados na grade horária que seja montada. Para isso, na tela que é apresentada ao disparar o processo de otimização, você deve se certificar que a opção “Dias alternados” esteja selecionada.
Você poderá, ainda, determinar a prioridade deste objetivo em relação aos demais. Para isso, clique no botão “Reordenar” e arraste e solte cada um dos objetivos na posição que você preferir.
Dúvidas sobre o assunto?
Pergunte na área de comentários abaixo.
Nosso objetivo é contribuir com informações e ampliar o debate, justamente para permitir que escolas montem grades horárias que gerem benefícios para si, seus alunos e professores, seja no âmbito da qualidade de ensino, na satisfação pessoal ou na redução de custos.
Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.
Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.
Comments