Redução de janelas no horário escolar

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é gestor escolar, muito provavelmente, um dos seus maiores objetivos ao elaborar uma grade horária é a redução de janelas. Ainda mais se os seus professores atuam como horistas. Porém, a redução de janelas pode ser meramente por conveniência dos professores, que podem preferir concentrar suas aulas.

redução-de-janelas

Projetado pelo Freepik

Janelas é o horário vago entre aulas em um mesmo turno. Na maior parte dos acordos coletivos entre estabelecimentos de ensino e professores, estes horários vagos devem ser remunerados. Logo, aí está uma forte motivação, de ordem econômico-financeira, para que gestores escolares não meçam esforços na redução de janelas. Um horário escolar mal construído pode ser muito oneroso para a escola.

Antes de continuar, recomendo que você assista este vídeo:

A redução de janelas é sempre desejável?

Para alguns casos, a resposta é NÃO! Talvez não seja interessante reduzir as janelas de um professor que tem um contrato de trabalho com o turno fechado. Professores de educação infantil e anos iniciais também são propensos a estarem nesta situação.

No exemplo a seguir, temos a grade horária de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Se a Profª Beatriz (Ensino Globalizado) tem suas janelas reduzidas, o horário gerado pode ser assim:

horario-escolar-redução-de-janelas-1

Como este é um caso em que a professora de “Ensino Globalizado” é a principal, talvez fosse mais interessante que não se reduzam suas janelas. Assim, a elaboração da grade horária poderia resultar nesta outra:

horario-escolar-redução-de-janelas-2

Neste caso, a Profª Beatriz tem 5 janelas. Porém, isso pode ser desejado pela escola, que talvez prefira que a professora esteja presente nas aulas de Inglês, Espanhol, Educação Física e Música. Ou, que os alunos iniciem e terminem o turno com ela.

Como o PowerCubus identifica estes casos?

Você pode indicar para o PowerCubus quais professores devem (ou não) ter suas janelas reduzidas pelo processo de otimização de grades horárias. No cadastro de professores, em “Opções de otimização”, há uma opção denominada “Reduzir número de janelas”. Ao marcar esta opção, o PowerCubus trabalhará para reduzir o número de janelas do professor em questão.

horario-escolar-redução-de-janelas-5

Também é possível indicar o número de horas-atividade para cada professor. Se o valor for igual ou superior a “1”, o otimizador do PowerCubus trabalhará para reduzir as janelas excedentes à quantidade de horas-atividade.

Assim, se a Profª Alejandra tem duas horas-atividade, o PowerCubus não realizará esforço algum para que o número de janelas seja menor a este valor (no caso, duas).

Atenção ao conceito legal de JANELA

Se JANELA é o horário vago entre aulas de um mesmo turno, os primeiros e últimos períodos de aula dos turnos não podem ser assim considerados. Na grade abaixo, que apresenta a grade horária de um determinado professor, é possível constatar dois horários vagos entre aulas. O primeiro horário vago não pode ser considerado uma janela, pois as aulas anterior e posterior não estão no mesmo turno. No entanto, o outro horário vago é considerado uma janela, pois as aulas anterior e posterior estão no mesmo turno.

horario-escolar-redução-de-janelas-4

Caso você queira  que horários vagos entre aulas de turnos diferentes sejam considerados janelas, o PowerCubus também permite. Na tela de Otimização, a última opção disponível é quem define isso. Se você desmarcar esta opção, o PowerCubus considerará todo horário vago entre duas aulas como sendo uma janela, independentemente do seu turno.

horario-escolar-redução-de-janelas-6

Há algo que você queira saber a mais sobre redução de janelas?

Fale mais sobre isso na área de comentários abaixo.

Nosso objetivo é contribuir com informações e ampliar o debate, justamente para permitir que escolas montem grades horárias que gerem benefícios para si, seus alunos e professores, seja no âmbito da qualidade de ensino, na satisfação pessoal ou na redução de custos.

Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

Comments

comments

Comments

comments