Planejar horário escolar com PowerCubus

Tempo de leitura: 4 minutos

Planejar horário escolar não é mole!!!

planejar-horário-escolar

Designed by Freepik

O PowerCubus pode até fazer o trabalho pesado de montar o horário, mas não dispensa o seu esforço de planejamento. Isso pode parecer ruim, mas na verdade não é. Se você utiliza uma ferramenta que requer pouco planejamento, é muito provável que há muito a melhorar nas grades horárias que você está produzindo. Há uma famosa citação de Abraham Lincoln que diz:

Se tivesse seis horas para derrubar uma árvore, eu passaria as primeiras quatro horas afiando o machado.

Planejar horário escolar com PowerCubus é muito mais fácil

Que pese o poderoso algoritmo de otimização do PowerCubus, sua grade horária será o resultado de todo o trabalho de configuração feito por você. No artigo que você pode encontrar aqui, eu abordei as SEIS DIMENSÕES que sistematizam os fatores a considerar ao montar uma grade de horários de qualidade. Caso não tenha lido esse artigo, recomendo sua leitura antes de continuar. Acredite: é importante.

As seis dimensões, que permitem planejar um horário escolar de qualidade, podem ser contempladas mediante a configuração de um conjunto de atributos, expressos em SETE objetivos.

Portanto, continue lendo este artigo para saber como configurar o PowerCubus conforme seu planejamento.

Definindo os OBJETIVOS do PowerCubus

Planejar horário escolar como o PowerCubus requer que você defina e ordene os seguintes objetivos:

  • Número de dias de trabalho dos professores
  • Janelas de aula dos professores
  • Solicitações de aulas duplas das disciplinas
  • Limite diário de aulas por disciplina
  • Limite diário de aulas por área de conhecimento
  • Aulas em dias alternados
  • Número de dias de aulas semanais das disciplinas

Estes objetivos são um conjunto de desejos que você almeja contemplar na sua grade de horários. Talvez não sejam todos atendidos, mas o PowerCubus fará o possível para atendê-los.

Neste vídeo, eu apresento os sete objetivos:

Quando você solicita para o PowerCubus otimizar uma grade de horários, você precisa selecionar os objetivos desejados. Para mudar a priorização destes objetivos, você deve clicar em “Reordenar” para arrastar e soltar na ordem desejada.

planejar-horário-escolar-com-o-PowerCubus

No vídeo a seguir, eu apresento como configurar os objetivos da otimização:

Como o otimizador do PowerCubus processa os OBJETIVOS

Antes de processar a otimização, o PowerCubus gera um horário limitando-se apenas a encaixar as aulas nas disponibilidades de horários. Em um primeiro momento, o PowerCubus utiliza apenas as disponibilidades plenas, isto é, usa os horários que foram informados como disponíveis e desejados pelos professores.

Se não for possível construir uma grade de horários a partir dessas disponibilidades, o PowerCubus faz uma nova tentativa utilizando o menor número possível de horários indicados como indesejados pelos professores. Lembrando: o PowerCubus permite que o professor (ou você) informe que está disponível em um determinado horário, mas que não deseja lecionar. Mantendo-se a impossibilidade de oferecer uma grade de horários viável, o PowerCubus passa a utilizar os horários indisponíveis. É claro que este não será um horário viável de ser utilizado. No entanto, esta é uma forma do PowerCubus indicar a você que ajustes deverão ser feitos para que seja possível construir uma grade de horários viável.

Refinando a grade de horários

Encontrando uma combinação de horários viável, o PowerCubus parte para uma fase de refinamento. Supondo que você tenha configurado a ordem dos objetivos conforme a imagem acima, a primeira meta do PowerCubus será rearranjar todos os horários a fim de garantir o respeito ao limite de aulas diárias de cada disciplina. Assim, ao chegar a uma solução que melhor atenda este objetivo, o PowerCubus parte para o segundo objetivo, sem que o primeiro seja piorado.

Assim, o PowerCubus vai, sucessivamente, tratando de obter melhorias na qualidade da sua grade de horários, conforme cada um dos objetivos, sem prejudicar os resultados atingidos pelo objetivo anterior.

Há possibilidade do PowerCubus não conseguir atingir algum objetivo na plenitude? Sim, pode, já que talvez não seja mesmo possível encontrar uma solução viável. No entanto, o algoritmo de otimização do PowerCubus foi construído para buscar uma solução melhor.

Não ficou mais fácil planejar horário escolar com o PowerCubus?

E, para finalizar, nós adoraríamos saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.

Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

 

Comments

comments

Comments

comments