Como fazer um horário escolar de qualidade

Tempo de leitura: 12 minutos

Antes de sair fazendo o horário escolar ou, até mesmo, antes de levantar todos os recursos (professores e locais de aulas) e as suas disponibilidades, é importante que você saiba o que é um horário escolar de qualidade para a SUA instituição de ensino.

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Horário escolar de qualidade: é fundamental ter CLAREZA do que a sua instituição quer

Se montar horário escolar é uma tarefa difícil (veja nosso post anterior), construir um horário escolar de qualidade requer planejamento e o uso de uma  excelente ferramenta. Porém, antes disso, você precisa ter muito bem claro o que é importante para sua escola ou faculdade.

Para ajudá-lo nisso, organizamos os aspectos que devem ser considerados na construção de horários escolares em SEIS DIMENSÕES. Estas dimensões permitem classificar os diversos critérios, a fim de permitir a identificação do que é importante ou não para sua instituição.

Estas seis dimensões podem ser divididas em dois grandes grupos:

  • ESSENCIAIS
    • Institucional
    • Física
  • DESEJÁVEIS
    • Pedagógica
    • Pessoal
    • Financeira
    • Mercadológica

As duas dimensões ESSENCIAIS são aquelas que reúnem condições que devem ser atendidas sob qualquer circunstância. Se você não respeitá-las, a grade horária construída sequer poderá ser considerado como exequível, isto é, passível de ser utilizada na prática.

As quatro dimensões DESEJÁVEIS abarcam condições que podem ser flexibilizadas ou até desprezadas. Elas reúnem uma série de atributos que podem ser considerados como relevantes, de acordo com o juízo de valor da sua instituição. Apesar da não obrigatoriedade em atendê-las, as dimensões desejáveis são as que definem você terá ou não um horário escolar de qualidade.

Para compreender cada dimensão e a sua relação com um horário escolar de qualidade, continue lendo este artigo.

1ª Dimensão: INSTITUCIONAL

Esta dimensão é a mais elementar, pois reúne o ponto de partida da sua grade horária semanal:

  • Como serão organizados os turnos de aulas? Cada turno terá quantos períodos? Quanto tempo durará cada período de aula? Qual é o tempo de duração do intervalo?
  • Quantas turmas serão abertas no período letivo?
  • Quais são os horários de aula de cada uma dessas turmas?
  • Quais são os componentes curriculares (disciplinas) de cada turma? Quantas aulas semanais cada disciplina terá em cada turma?
  • Que professores devem ser designados para lecionar cada uma das disciplinas em cada uma das turmas?
  • Em que sala de aula cada disciplina deverá ser alocada?
  • Que disciplinas exigem locais específicos, como laboratórios e quadras esportivas? Qual é a quantidade de aulas semanais que cada disciplina precisará para cada local de aula especial?

Sem as respostas destas perguntas, você sequer conseguirá iniciar a elaboração da grade de horários da sua escola.

2ª Dimensão: FÍSICA

Esta dimensão trata de quesitos associados à designação de recursos. O trabalho de montar uma grade horária escolar consiste essencialmente em designar os recursos (professores e locais de aula) nos horários da cada uma das turmas, de acordo com a carga horária das suas disciplinas. Logo, dois aspectos devem ser considerados em relação a cada recurso:

  • Exclusividade ou compartilhamento
  • Disponibilidade de horários

Recurso exclusivo ou compartilhado?

Na maior parte dos casos, espera-se que um professor lecione uma para única aula para uma única disciplina, em um único local. Logo, não se espera que um professor possa estar em dois locais ao mesmo tempo, ou ministrando aulas para duas ou mais turmas simultaneamente. Ou, ainda, ministrando uma aula de Matemática e outra de Física.

Porém, existem exceções. Duas turmas podem ser unidas para que seja ministrada a mesma disciplina, pelo mesmo professor e na mesma sala de aula. Um laboratório de informática pode receber duas turmas simultaneamente, cada uma com seu professor lecionando disciplinas distintas, inclusive.

Independentemente da existência ou não de exceções, você deve mapear todas as condições de exclusividade dos recursos, bem como os casos em que os recursos deverão ser compartilhados.

Disponibilidade de horários

Além da exclusividade ou não de cada recurso, o outro aspecto a considerar diz respeito à disponibilidade de horários. Um professor pode ter horários limitados. Ainda mais se a sua instituição contratar professores horistas. Analogamente, os locais de aula também podem ter indisponibilidade de horários para a sua grade horária. Se a sua instituição for uma escola, talvez um determinado laboratório esteja indisponível em um determinado turno, pois está à disposição da faculdade.

Ao montar uma grade horária, você não pode violar estas imposições físicas, a menos que mude o recurso designado para a aula em questão. Por esta razão, classificamos esta dimensão como sendo essencial.

3ª Dimensão: PEDAGÓGICA

Elenca os aspectos que impactam na qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela sua instituição. Em tese, é a dimensão que deve ser tratada com maior cuidado e atenção, pois é a razão de ser da sua escola ou faculdade. Atender estes critérios resulta em alunos, responsáveis e professores mais satisfeitos e, sobretudo, com melhores rendimentos.

Se a sua instituição for capaz de mapear os critérios pedagógicos, definindo seus limites, você terá informações valiosíssimas para construir um horário escolar de qualidade:

  • Limite diário de aulas de uma disciplina
  • Limite diário de aulas de disciplinas de uma área
  • Limite diário de aulas de um professor
  • Atendimento (ou não) às solicitações de aulas duplas (dobradinhas ou geminadas)
  • Distribuição das aulas
  • Limite de dias na semana
  • Limite de dias na semana
  • Preferência de horários das disciplinas

Limite diário de aulas de uma disciplina

Estabelecer um limite de aulas diárias de um componente curricular pode ser interessante para não sobrecarregar seus alunos e o seu professor. Se a sua escola oferecer 5 períodos consecutivos de Química, muito provavelmente, o conteúdo ministrado nos últimos períodos do turno será pouco assimilado.

Limite diário de aulas de disciplinas de uma área

Agrupar as aulas por área de conhecimento pode ser interessante para determinar um limite de aulas diárias. Presume-se que seja mais agradável para os alunos ter aulas de áreas distintas em um mesmo dia. O que é melhor? 2 aulas de Língua Portuguesa, 1 de Filosofia e 2 de Matemática ou 2 de Matemática, 2 de Física e 1 de Biologia?

Limite diário de aulas de um professor

Se a sua escola trabalhar com 3 turnos, considere a possibilidade de impor um limite de aulas diárias para o seu professor. Suas últimas aulas do dia, provavelmente, serão sofríveis!

Atendimento às solicitações de aulas duplas

Assim como ter muitas aulas de uma disciplina em um único dia pode ser contraproducente, ter uma aula isoladamente também pode ser. Há casos, em que se perde 10 minutos apenas fazendo a chamada. Se a aula for dupla, otimiza-se o tempo de aula e se tem tempo para desenvolver melhor as atividades de sala de aula. Porém, nem sempre é desejável que as aulas sejam ministradas em duplas. Um exemplo? Educação Física. Sua escola pode achar mais conveniente que seja ministrada uma aula isoladamente para que os alunos tenham dois dias na semana com atividade física.

Distribuição das aulas

Geralmente, considera-se que distribuir as aulas ao longo da semana é muito melhor para o aluno do que concentrá-las em dias consecutivos. Logo, um horário escolar de qualidade zela por isso, ao espalhar as aulas em dias distantes entre si. Afinal, o que alunos e professores preferem? Ter aula de Matemática na segunda e na terça ou na segunda e quinta-feira?

Limite de dias na semana

O que é preferível? Ter 2 períodos de aula de Língua Portuguesa na segunda, 2 na quarta e 1 na sexta-feira, ou ter uma aula em cada dia da semana? A discussão é longa, mas, talvez, isso seja relevante para sua escola. Se ter todas as aulas concentradas em um único dia sobrecarrega o aluno e professor, ter aulas muito diluídas também pode ser indesejável. O aluno não tem tempo para fazer a lição de casa de um dia para o outro, o professor não consegue corrigir os trabalhos em tempo ou, ainda, o aluno precisa levar o material de muitas disciplinas para a escola todos os dias. Impor um limite de dias por semana pode, dependendo do caso, ser algo que contribua para a qualidade da sua grade horária.

Preferência de horários das disciplinas

Indicar a preferência de horários para determinadas disciplinas pode contribuir para a qualidade de ensino da sua instituição. Uma turma do 3º ano de Ensino Médio pode ter aulas teóricas pela manhã e aulas práticas à tarde. Ou, ainda, talvez seja conveniente que Ensino Religioso não seja ministrado no último período do turno. Isso exige, portanto, um mapeamento específico, discutido com professores e coordenações de curso.

4ª Dimensão: PESSOAL

É indiscutível que o professor é a figura central no ambiente escolar. É por meio dele que a sua instituição ensina e educa seus alunos. Assim, a dimensão PESSOAL é aquela que considera aspectos de interesse direto dos professores. Atender ou não estes interesses pode representar um importante impacto na qualidade do trabalho de cada professor.

À medida que vamos apresentando as dimensões, você perceberá que alguns critérios se repetirão, afinal de contas eles podem pertencer a mais de uma classificação. Cada critério pode, ainda, contribuir de forma inversa, isto é, ora colabora positivamente para uma dimensão e ora, negativamente para outra. Os seguintes critérios fazem parte da dimensão PESSOAL:

  • Disponibilidade de horária
  • Preferências de horários
  • Quantidade de dias de trabalho

A disponibilidade de horários, que também faz parte da dimensão FÍSICA, é o primeiro fator de interesse direto de um professor. Adicionalmente, o professor pode ter disponibilidade em diversos dias e ter preferência em lecionar em alguns. Se o horário conseguir contemplar as preferências de cada professor, todos ficarão satisfeitos.

Reduzir o número de dias de trabalho também pode ser algo interessante para o professor. Se a sua escola tiver 25 períodos por semana (5 por dia) e o professor for contratado para lecionar em apenas 10, é possível alocá-lo em 2 dias ou até em 5. Normalmente, um professor preferirá ir até a escola no menor número de dias possível. Isso fará com que ele possa ter mais tempo para outras atividades. Quem sabe até lecionar em outra escola.

5ª Dimensão: FINANCEIRA

Reduzir custos, otimizando a alocação dos recursos, é premissa de qualquer organização. Inclusive nas instituições de ensino! Um horário escolar de qualidade evita o desperdício de recursos financeiros. Há basicamente dois aspectos a considerar nesta dimensão.

  • Custos com pagamentos de janelas
  • Custos com deslocamentos desnecessários

Janelas são as aulas vagas no horário do professor entre duas outras aulas ministradas no mesmo turno. Na maior parte dos acordos coletivos entre instituições de ensino e professores, este horário não alocado deve ser pago ao professor. Logo, um horário escolar bem construído visa eliminar este custo indesejado. Da mesma forma, se um determinado professor for alocado em dois dias ao invés de três, a escola terá custos menores de transporte com seus professores.

6ª Dimensão: MERCADOLÓGICA

A dimensão MERCADOLÓGICA é adequada, fundamentalmente, para instituições que trabalham com matrícula por disciplina: faculdades, escolas técnicas, profissionais e EJAS. São instituições que precisam moldar seus horários visando captar e reter mais alunos, atendendo aos interesses dos alunos.

Muitas dessas instituições procuram concentrar suas aulas no menor número possível de dias, pois assim otimiza a grade horária do aluno. Se o aluno cursar apenas uma disciplina, que tem 4 aulas semanais, na média, sabe-se que ele prefere ter apenas uma noite de aula do que duas. Paradoxalmente, esta dimensão vai de encontro aos interesses pedagógicos, pois ao concentrar aulas em um único dia, sobrecarrega-se o aluno e o professor. No entanto, de nada adianta atender fatores pedagógicos se não houver matrículas que justifiquem a abertura de uma turma de disciplina.

Horário escolar de qualidade é fundamental para sua instituição ensinar melhor

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