Dicas para montar grade horária de Ensino Superior

Tempo de leitura: 8 minutos

O trabalho para montar uma grade horária de Ensino Superior é, essencialmente, muito similar ao da Educação Básica. Em alguns casos, no entanto, há algumas diferenças que devem ser levadas em consideração, dada suas particularidades. Por isso, neste artigo, elencamos as possíveis diferenças e reunimos uma série de dicas para você montar a grade horária da sua Instituição de Ensino Superior com o PowerCubus.

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Regime de matrículas: consequências na grade horária de Ensino Superior

Antes de mais nada, é preciso compreender como as turmas são ofertadas aos alunos. Uma instituição de ensino superior (IES) pode operar, basicamente, sob dois regimes acadêmicos:

Regime seriado

No regime seriado, os alunos são enturmados de acordo com a sua seriação. A seriação é composta por um conjunto de disciplinas nas quais os alunos serão matriculados.

Uma seriação pode, consequentemente, ter várias turmas.

Exemplificando: o curso de “Administração” pode ter duas turmas para os alunos de 1º semestre (“ADM 1A” e “ADM 1B”), outras duas para o 2º semestre (“ADM 2A” e “ADM 2B”) e uma para cada um dos demais semestres (“ADM 3A”, “ADM 4A”, “ADM 5A”…).

Neste sentido, o regime seriado é muito semelhante ao sistema que encontramos na Educação Básica.

Regime de créditos

Já no regime de créditos, a IES oferece um elenco de disciplinas a partir das quais o aluno escolhe as que cursará em cada período letivo.

Em muitos casos, este elenco de disciplinas é oferecido na forma de uma sequência de disciplinas organizadas com pré-requisitos.

Neste regime também existe uma seriação aconselhada, a exemplo do regime seriado. Contudo, o aluno não é obrigado a se matricular em todas as disciplinas de um dado semestre.

Isso não impede que no regime de créditos, as turmas sejam construídas a partir do pressuposto que o aluno cursará todas as disciplinas de uma seriação.

Assim, a exemplo da organização proposta no regime seriado, as turmas também podem ser criadas mediante a premissa que os alunos cursarão todas as disciplinas da sua seriação de forma concomitante.

Na prática, o aluno pode cursar duas disciplinas do 5º semestre e outras duas do 6º. Porém, na montagem da grade horária, o gestor deve privilegiar os alunos que cursam a seriação correta, isto é, todas as disciplinas do mesmo período letivo.

Por isso, a grade horária de Ensino Superior pode ser montada sob as mesmas premissas, independentemente do regime de matrícula. Isso também vale para variações desses regimes.

Há IES que analisam as demandas por disciplinas dos seus alunos e constroem turmas fechadas de disciplinas, mesmo estas pertencendo a períodos letivos diferentes. Sob o ponto de vista da grade horária, o que importa é que cada turma deverá contar com um rol de disciplinas.

Na imagem a seguir, você pode ver como fica a criação de 4 turmas no PowerCubus. Todas são do 3º semestre, porém duas são do curso de “Administração” e as outras duas do curso de “Administração Pública”.

Grade-horária-de-Ensino-Superior-3Compartilhamento de disciplinas: fundamental para viabilizar economicamente sua IES

Não é à toa que IES costumam oferecer cursos que apresentam características comuns.

Instituições que oferecem curso de “Letras” são propensas a oferecerem “Pedagogia”, assim como quem oferece “Administração” também costuma o oferecer “Ciências Contábeis”. Os espaços físicos, as disciplinas, os professores, enfim, toda expertise da instituição acaba sendo compartilhada entre os diferentes cursos.

Assim, uma grade horária de Ensino Superior deve possibilitar o compartilhamento de disciplinas entre turmas diferentes, independentemente do curso.

Em muitos casos, isso é vital para que a IES tenha viabilidade econômica. Afinal, não faz muito sentido ofertar duas turmas para uma determinada disciplina, sendo a primeira com 8 alunos de “Ciências Contábeis” e a segunda com 13 alunos de “Administração”. Muito mais lógico é abrir uma única turma que comporte alunos de quaisquer cursos.

Para compartilhar aulas de uma mesma disciplina entre turmas diferentes, veja este vídeo:

Aulas concentradas ou distribuídas?

Outro aspecto importante a considerar em uma grade horária de Ensino Superior diz respeito à forma de distribuir as aulas ao longo da semana. Na grade horária de Ensino Superior a seguir, temos uma turma do 2º semestre de “Administração”. As disciplinas “ECO03343” e “MAT01110” possuem uma aula na segunda e outra na sexta-feira. Já as outras três disciplinas (“ADM01104”, “ECO02207” e “ADM01115”) têm as suas duas aulas concentradas no mesmo dia.

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Para as instituições que operam sob o regime seriado, em que seus alunos cursam obrigatoriamente todas as disciplinas do seu semestre, podem preferir distribuir as disciplinas na grade horária, a exemplo das duas primeiras disciplinas. Afinal, é menos massante para o professor e para os alunos, além de aumentar a frequência semanal de aulas, o que é recomendável sob a ótica pedagógica.

Porém, IES que trabalham sob o regime de créditos podem preferir concentrar as disciplinas em um único dia. Assim, o aluno que cursa apenas algumas disciplinas tem mais chance de concentrar suas aulas no menor número possível de dias. Na média, espera-se que o aluno prefira ir assistir aula em uma noite inteira do que duas noites pela metade.

Concentrando aulas no menor número de dias possível

Para que as aulas de uma disciplina sejam concentradas no menor número possível de dias, ao montar uma grade horária de Ensino Superior, você deve:

  1. Abrir o cadastro de “Aulas”;
  2. Selecionar o grupo de aulas da disciplina desejada e parametrizar da seguinte forma:
  • Não imponha limite máximo de aulas por dia (isto é, deixe o campo “Max. aulas/dia” vazio)
  • No campo “Qtd. máxima de dias de aula”, indique o menor número possível de dias para a disciplina em questão.

Estando todas as disciplinas devidamente parametrizadas, no momento de definir os objetivos da otimização, você deve priorizar o objetivo “Dias por semana”.

Ficou com dúvida de como configurar os objetivos da otimização? Então assista este vídeo:

A ideia por trás disso é muito simples: se você indicar o objetivo “Dias por semana” como sendo o 1º objetivo, o PowerCubus montará uma combinação que atenderá este requisito antes de qualquer outro.

Distribuindo aulas ao longo da semana

Agora, se o seu objetivo for distribuir as aulas de determinada disciplina em dias diferentes na sua grade horária de Ensino Superior, você deve:

  1. Abrir o cadastro de “Aulas”;
  2. Selecionar o grupo de aulas da disciplina desejada e parametrizar da seguinte forma:
  • Imponha um limite máximo de aulas diárias. Se o turno tem 4 aulas, coloque 2 aulas no campo “Max. aulas/dia”. Se o turno tiver 2 aulas apenas, indique 1.
  • Não imponha qualquer limite ao campo “Qtd. máxima de dias de aula”. Isto é, deixe-o vazio. Assim, o PowerCubus alocará as aulas da disciplina sem limitar a um certo número de dias.
  • Adicionalmente, é aconselhável que você não marque a opção “Permitir aulas em dias consecutivos”. Ao deixar esta opção desmarcada, o PowerCubus construirá uma grade horária tratando de evitar que uma mesma disciplina tenha aula em dias consecutivos.

Quando você for otimizar sua grade horária de Ensino Superior, você deve priorizar o objetivo “Aulas diárias/disciplina” e “Dias alternados”. Deste modo, o PowerCubus buscará respeitar o limite diário de aulas de cada disciplina com essa indicação, além de não alocar em dias consecutivos.

Caso sua instituição tenha disciplinas que requerem concentração e distribuição de aulas, você deverá informar ao PowerCubus qual dos dois objetivos é o mais importante. Apesar de não haver uma resposta única, muito menos um consenso, normalmente, ao criar uma grade horária de Ensino Superior, a concentração de aulas é um fator mais crítico. Neste caso, os objetivos deverão ser ordenados da seguinte forma:

  1. Dias por semana
  2. Aulas diárias/disciplina
  3. Dias alternados

Isso não dispensa a necessidade de se avaliar os demais objetivos da otimização. Se a redução de janelas é mais importante do que qualquer um destes outros, naturalmente, ao criar uma grade horária de Ensino Superior,  “Janelas” deverá estar no topo.

Dúvidas sobre o assunto?

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