Evitar o excesso de aulas diárias: Como?

Tempo de leitura: 4 minutos

Evitar o excesso de aulas diárias de uma disciplina é um dos objetivos de todo gestor escolar ao montar grades horárias. Afinal, por mais legal e interessante que uma disciplina possa ser para o aluno, sobrecarregá-lo com muitas aulas em um único dia pode ser uma péssima ideia.

evitar-o-excesso-de-aulas-diárias

Projetado por Freepik

Exemplos prático de porque evitar o excesso de aulas diárias de uma disciplina

Abaixo segue uma grade montada sem o cuidado de se evitar o excesso de aulas diárias de cada disciplina.

evitar-o-excesso-de-aulas-diárias-1

Neste exemplo, apenas duas disciplinas têm um volume de aulas que pode ser considerado excessivo. Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT) têm, cada uma, 5 aulas semanais. Esta é uma situação que tende a ser evitadas por gestores escolares que montam grades horárias. Logo, há uma preferência por elaborar uma grade horária deste outro jeito:

evitar-o-excesso-de-aulas-diárias-2

Observe que não há uma única disciplina com mais de duas aulas diárias.

Como evitar o excesso de aulas diárias de uma disciplina no PowerCubus

Ao cadastrar as aulas de uma determinada disciplina de uma turma, você pode simplesmente indicar qual é o número máximo de aulas por dia, conforme ilustra a figura a seguir:

evitar-o-excesso-de-aulas-diárias-3

Ainda assim, isto não será suficiente para que o PowerCubus leve este limite diário em consideração. Você terá de informar que o respeito ao limite diário de aulas por disciplina é algo que você deseja que o PowerCubus considere ao montar os horários da sua Instituição de Ensino. Para tanto, na tela que é apresentada quando você dispara o processo de otimização, você deve se certificar que a opção “Aulas diárias/disciplina” esteja selecionada.

evitar-o-excesso-de-aulas-diárias-4

Você poderá, ainda, determinar a prioridade deste objetivo em relação aos demais. Para isso, clique no botão “Reordenar” e arraste e solte cada um dos objetivos na posição que você preferir.

E para evitar o excesso de aulas diárias de disciplinas de uma mesma área de conhecimento?

Evitar o excesso de aulas diárias de uma disciplina pode não ser o suficiente para evitar um horário assim:

evitar-o-excesso-de-aulas-diárias-5-1024x389

Note que nenhuma disciplina tem mais de duas aulas em um mesmo dia. No entanto, repare os dois primeiros dias de semana:

  • Segunda-feira: duas aulas de Física (FIS), duas de Química (QUI) e uma de Matemática (MAT).
  • Terça-feira: duas de Língua Portuguesa (LP), uma de Espanhol (ESP) e duas de Inglês (ING).

Nitidamente, houve uma sobrecarga de aulas diárias de disciplinas de uma mesma área de conhecimento.

Como o PowerCubus pode te ajudar a evitar o excesso de aulas diárias de disciplinas de uma mesma área de conhecimento?

O PowerCubus tem um cadastro de “Áreas de Conhecimento” que permite categorizar as disciplinas, impondo um limite diário de aulas. A figura a seguir ilustra a relação entre “Área de Conhecimento” e “Disciplinas”:

evitar-o-excesso-de-aulas-diárias-6-1024x427

Ao cadastrar uma área de conhecimento (1), você deve informar qual é o limite diário de aulas (2). Cabe lembrar que o cadastro de área de conhecimento é opcional no PowerCubus. Sua única finalidade é restringir a quantidade diárias de aulas de um grupo de disciplinas afins. Logo, se você não categorizar as disciplinas, o PowerCubus não terá como realizar qualquer esforço no sentido de impedir que aulas de uma mesma área de conhecimento se concentrem em um mesmo dia.

Havendo áreas cadastradas, você poderá cadastrar as disciplinas (3), informando suas respectivas áreas de conhecimento (4 e 5). Apesar do PowerCubus utilizar o termo “área de conhecimento”, nada impede que você dê o nome que bem entender. Você pode, por exemplo, simplesmente chamar de “Grupo 1”, “Grupo 2” e “Grupo 3”. Assim, o PowerCubus entenderá que disciplinas que pertencem a um mesmo grupo não tenham um número de aulas diárias que superem o valor informado no respectivo cadastro de “Áreas”.

E não esqueça! Assim como no limite diário de aulas por disciplina, para estabelecer um limite por área também é necessário que você selecione este “objetivo” no processo de otimização.

Aqui vai um vídeo adicional sobre o assunto:

Dúvidas sobre o assunto?

Pergunte na área de comentários abaixo.

Nosso objetivo é contribuir com informações e ampliar o debate, justamente para permitir que escolas montem grades horárias que gerem benefícios para si, seus alunos e professores, seja no âmbito da qualidade de ensino, na satisfação pessoal ou na redução de custos.

Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

Comments

comments

Comments

comments