Antagonismo entre redução de dias e janelas

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos dois últimos artigos, apresentei dois possíveis objetivos ao montar uma grade horária semanal. No primeiro, falei sobre a redução de dias de trabalho. No segundo,  a redução de anelas de espera dos professores. No entanto, há um sutil antagonismo entre estes dois objetivos, que merece ser tratado em um artigo exclusivo.

antagonismo

 

Projetado por Freepik

Explicando esse antagonismo na prática

Para explicar este antagonismo, nada melhor do que um exemplo prático. Suponha que a Profª Maria, que leciona Geografia, deva ter alocada suas 3 aulas semanais. Suponha, ainda, que ela tenha todos os dias disponíveis. Se indicar no seu programa que o seu principal objetivo é reduzir as janelas, o horário produzido pode ser assim:

antagonismo-1

Observe que a Profª Maria teve cada aula alocada em dias diferentes (3 dias). Ao ter uma única aula por dia, simplesmente é impossível a existência de janelas. Assim, seja qual for o programa que você esteja utilizando, o objetivo de reduzir janelas será cumprido! Sempre! Ficou claro a existência do antagonismo? Ao atender um objetivo, o outro foi completamente ignorado.

Sua escola até pode economizar ao reduzir janelas, porém pode ter maximizados os dias de trabalho. E isso pode ser péssimo, conforme expliquei aqui.

Por isso, o PowerCubus oferece a possibilidade de reduzir os dias de trabalho e as janelas de espera dos professores. Este destaque é importante, pois é muito comum que outras ferramentas de mercado foquem apenas na redução de janelas. Porém, lembre que uma das estratégias de redução de janelas é maximar o número de dias de trabalho. E isso pode ser bastante indesejável.

planejar-horário-escolar-com-o-PowerCubus

E se a redução dos dias de trabalho tiver prioridade sobre a redução de janelas?

Quando se prioriza a redução de dias sobre a de janelas, a professora do exemplo pode ter a seguinte grade semanal:

antagonismo-2

Note que a Profª Maria ficou alocada em um único dia de trabalho. Porém, esta alocação conta com uma indesejada JANELA. Isso pode ocorrer? Claro que sim. Lembre que este é um problema combinatório complexo e que, talvez, não seja possível atender todos os seus desejos. Esta talvez tenha sido a única opção para que todos os professores pudessem ser encaixados nos horários da sua escola.

Aqui vai um vídeo adicional sobre o assunto:

Cuidados ao configurar seu programa que monta horário

Você precisa cuidar deste importante detalhe para produzir a grade horária com a qualidade desejada. No PowerCubus, você pode definir a ordem de prioridade de cada um dos sete objetivos, conforme apresentei aqui. Se você deseja diminuir dias e janelas, eu sugiro que você priorize o primeiro sobre o segundo. A razão é fácil de entender:

  • Ao priorizar a redução dos dias de trabalho: O PowerCubus tratará primeiramente de reduzir ao máximo o número de dias de trabalho. Após definir o número de dias de trabalho de cada professor, ele tentará reduzir as janelas dos professores em cada dia. Logo, o PowerCubus terá como realizar esforços para atender os dois objetivos, por mais que um tenha mais prioridade do que o outro.
  • Porém, ao priorizar a redução das janelas: O PowerCubus pode reduzí-las completamente, alocando uma aula por dia. Afinal, como vimos antes, ao alocar uma aula por dia para um professor é impossível que este tenha janelas. Assim, ao tentar atender o objetivo de reduzir o número de dias, o PowerCubus ficará impedido de fazê-lo caso tenha de criar ao menos uma janela.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto?

Pergunte na área de comentários abaixo.

Nosso objetivo é contribuir com informações e ampliar o debate, justamente para permitir que escolas montem grades horárias que gerem benefícios para si, seus alunos e professores, seja no âmbito da qualidade de ensino, na satisfação pessoal ou na redução de custos.

Se esse artigo ajudou você, por favor, compartilhe-o com seus amigos. Desse modo, todos saímos ganhando.

Aproveite também para se inscrever em nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novos artigos como esse.

Comments

comments

Comments

comments